Alfabetizar significa também unir o jogo ao trabalho, fazer com que o aluno questione algo escrito. Deve-se permitir que a criança construa o sentido de cada atividade da alfabetização, valorizando o conhecimento que já traz de sua experiência de vida. Histórias, gibis, rótulos, outdoors, jogos, seus próprios nomes, ou seja, todos os instrumentos são válidos para abrir as portas do mundo da escrita.
Flexibilidade: Bem antes das novas leis educacionais, o Centro Educacional Criança Criando já acreditava que o currículo escolar não pode ser tão rígido a ponto de engessar o projeto pedagógico de uma escola. Por isso, mesmo quando a legislação impunha limites mais rígidos para a definição curricular, o Colégio encontrou formas de oferecer aos alunos opções flexíveis, permitindo o trabalho sobre conteúdos que fogem às disciplinas tradicionais ou seja, os projetos.
Diversidade: Aceitar a diversidade não é apenas reconhecer que os alunos são diferentes entre si, mas principalmente criar espaços pedagógicos para que possam desenvolver diferentes habilidades, diferentes interesses, diferentes projetos de vida. Onde o respeito e a disciplina são aliados ao bom senso.
Aprendizagem significativa: Nenhuma escola pode fechar mais os olhos para as necessidades do mundo real, da vida contemporânea. Para o Centro Educacional Criança Criando, assumir esta postura pedagógica significa educar efetivamente para a vida real, desenvolvendo habilidades, atitudes e valores que tornem possível a realização dos nossos alunos no mundo que aí está.
Contemporaneidade: Desde o início, o Centro Educacional Criança Criando acredita que as escolas têm o dever de acompanhar as transformações do mundo, e não criar muros de proteção.

Nenhum comentário:
Postar um comentário